Cidades históricas para visitar no dia dos namorados

Se pretende conhecer um pouco mais do seu país, aproveite o dia dos namorados para o fazer com a sua cara metade. Portugal é um país rico em história e monumentos emblemáticos, e de certeza que ainda não conhece tudo, apesar de o país ser pequeno.

De norte a sul, tem várias capitais de distrito com as suas tradições próprias. Assim, faz duas coisas em um: conhece a história de Portugal e conhece também as tradições da cidade.

Ficam então algumas sugestões para visitar neste dia tão especial.

Porto

O Porto é das cidades mais históricas de Portugal, para além de representar uma segunda capital.

Subindo a ribeira (óptima para almoçar à beira-rio e ver o pôr-do-sol) até aos Clérigos, passando pelos Aliados até à baixa, o Porto tem uma riqueza monumental e histórica única. Para além disso, pode provar a tradicionar francesinha ou a dobrada à moda do Porto.

Do outro lado do rio Douro, tem Vila Nova de Gaia, uma cidade nova.

Peso da Régua

Ainda no norte, viajamos até perto do coração do Douro (São João da Pesqueira) e encontramos a Régua. Banhada pelo Douro, observa-se do seu centro urbanos, as vinhas das encostas, espalhadas pelas serras daquele que é considerado património da humanidade.

Pode ainda fazer o percurso de combio regional pelas linha do douro. Prove os tradicionais rebuçados da régua, vendidos pelas mulheres que andam pela estação de comboios.

Sintra

Dia dos Namorados em Sintra

Conhecida pela Serra de Sintra, onde está localizado o Palácio da Pena. A Paisagem Cultural de Sintra é Património Mundial da UNESCO.

Tomar

Conhecida como a cidade templária, marca histórica deixada pelos cavaleiros templários da ordem de cristo, a cidade, localizada no centro de Portugal, pertencente ao distrito de Santarém, é detentora de um dos maiores monumentos nacionais: o Convento de Cristo.

Todos os anos, milhares de turistas deslocam-se até Tomar para visitar este convento, um dos mais históricos e importantes coventos portugueses.

Mirandela

Pertencente ao distrito de Bragança, região de Trás-os-Montes, Mirandela é conhecida essencialmente pela sua gastronomia, que se baseia nos enchidos e nas tradicionais alheiras.

A cidade é banhada pelo rio Tua e tem uma beleza muito natural, para além de estar muito bem conservada.

Lamego

Cidade conhecida pelo famosos Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. São cerca de 700 as escadas que tem que subir para alcançar o Santuário, daí ser motivo de promessas.

A devoção à Nossa Senhora dos Remédios é motivo para uma das maiores romarias de Portugal.

Lamego situa-se no distrito de Viseu, pertencendo ainda à região do Douro.

Évora

Conhecida pelo Templo de Diana, a cidade de Évora situa-se no Alentejo Central e faz parte da Rede de Cidades Europeias Mais Antigas. O seu centro histórico foi declarado Património Mundial da UNESCO.

Speak Your Mind

*